Um dia de campo – Irga

Foto Um dia de campo IRGA
“UM DIA DE CAMPO” COM EXCELENTES RESULTADOS

Mais de 1,2 mil pessoas participaram do evento “Um dia de Campo Regional” promovido pela Coordenadoria Regional Zona Sul do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA). Com o tema “Inovação e Tecnologia para mais Renda no Campo”, o evento foi realizado na Fazenda São Francisco do Grupo Quero Quero e na Fazenda São João, em Jaguarão, no dia 28 de janeiro, quando os participantes puderam comprovar de perto os resultados obtidos em áreas de arroz e soja em rotação.

“Seis estações foram percorridas pelos grupos, entre as duas propriedades, em que foram demonstradas práticas de manejo em arroz e soja em rotação que visam aprimorar a condução dessas lavouras, propiciando assim mais renda e produtividade e tornando a lavoura cada vez mais sustentável”, explicou o coordenador regional da Zona Sul, André Barros Matos.

As visitas às estações começaram às 8 horas. Na primeira, localizada na Fazenda São João, de propriedade de Maria Cecy Bretanha de Moraes e Oscar Prado, os engenheiros agrônomos Luiz Alberto Gomez, da fazenda, e Felipe Selau da Divisão de Pesquisa do IRGA, apresentaram comparativo entre cultivo mínimo, preparo convencional e plantio direto em arroz, numa área com histórico de três anos de arroz, todos com a cultivar Guri Inta CL.

Na segunda estação, localizada na mesma propriedade, os engenheiros agrônomos Luciano Carmona, do Flar, e Glaciele Valente do 16º Nate de santa Vitória do Palmar, falaram sobre o projeto 10, em área cultivada com a variedade Irga 424 RI. Eles falaram sobre o correto manejo e esclareceram as dúvidas dos participantes em relação a esta nova cultivar.

Já na Fazenda São Francisco do Grupo Quero Quero, foi apresentada a terceira estação, onde os engenheiros agrônomos André Ulguim do IRGA e Dirceu Agostinetto da Faen/UFPel, falaram sobre os manejos de capim arroz resistente aos herbicidas inibidores de ALS. Seguindo o roteiro, a quarta estação apresentou aos visitantes o projeto Soja 6000. No local, os engenheiros agrônomos do IRGA, Rodrigo Schoenfeld e Darci Uhry explicaram o correto manejo da soja e seus objetivos, que se tornou um novo negócio dentro da propriedade arrozeira.

Na quinta estação, ainda na São Francisco, Paulo Nolasco, administrador da propriedade, e os engenheiros agrônomos Élio Marcolin do IRGA e Luciane Leitzke, da Delta Plastics, falaram sobre Economia de energia elétrica na irrigação com o uso de politubos. O segredo foi irrigar somente no horário chamado de consumo beneficiado, das 22 às 6 horas, totalizando oito horas diárias de irrigação, após encher talhão em 67 horas com a comporta sempre aberta. O levante foi utilizado apenas no horário de energia mais barata. Na sexta estação foi apresentada uma dinâmica de máquinas com a apresentação do portfólio de empresas locais que mostraram aos produtores as possibilidades oferecidas em mecanização à lavoura de arroz e soja.

Azo meio-dia foi servido almoço, carreteiro preparado pela equipe de gastronomia e eventos do IRGA e, logos após, às 14 horas, foi realizado painel composto por produtores sobre soja em rotação com arroz – “Desafios para obter altas produtividades, a visão do produtor”. O moderador foi o produtor Carlos Alberto Iribarrem (Capão do Leão) e os debatedores Fernando Rechsteiner (Pelotas), Paulo Nolasco (Jaguarão) e Gabriel Ferreira (Chuí), que falaram sobre as experiências com soja em suas propriedades.

A fazenda São Francisco produz arroz desde outubro de 1954 e conta hoje com 170 funcionários. Na safra 2014/2015, o Grupo Quero Quero alcançou uma produtividade de 9,5 mil quilos por hectare (kg/ha) de arroz. Atualmente são 4,3 mil há cultivados com arroz e 2,4 mil há de soja em rotação.